SAIBA TUDO SOBRE A CARREIRA DE ANESTESIOLOGISTA

A carreira de anestesiologista é uma das mais crescentes dentro do mercado médico. Ao total, são 18.286 especialistas, sendo a 5ª especialidade médica mais numerosa no Brasil. Nessa perspectiva de crescimento, é uma das residências mais concorridas pelos recém graduados em medicina.

Tal fama do setor se deu devido às diversas possibilidades de atuação profissional. Isso porque em todos os procedimentos cirúrgicos é preciso alguém para cuidar do paciente, o que aumenta o número de vagas nas mais variadas localidades.

E para quem pensa que a função do anestesiologista é apenas aplicar a anestesia e ponto, está enganado. Esse profissional fica responsável de estar atento ao operado durante toda a cirurgia, cuidando suas funções vitais, como respiração, temperatura do corpo, ritmo cardíaco e pressão.

No entanto, faltam mulheres atuando nesses cargos. Os homens são grande maioria, tomando conta de 83% da especialidade. Nessa perspectiva, existem alguns itens necessário para aqueles que se interessam por esse setor. São eles:

Ser atencioso aos detalhes.
Ter facilidade para comunicar-se, seja com a família do paciente ou com a equipe.
Ter conhecimentos sólidos sobre anatomia e fisiologia.
Ser um profissional disposto a trabalhar em diversas áreas da medicina.

A concorrência pode ser alta, no entanto a distribuição de profissionais não é tanta. O sudeste lidera o ranking de número de médicos anestesiologistas com 51% dos qualificados, enquanto que a região norte tem apenas 4%. Nesse cenário, a cidade do Rio de Janeiro é o lugar com maior índice de contratações e com mais vagas disponíveis.

O mercado para anestesiologistas está cada vez mais em expansão. Dessa forma, durante o curso de medicina, é uma boa opção para aqueles que gostam da interação com pessoas irem pensando, além de ter as características listadas acima. Esse profissional é muito valioso, visto que é o designado a cuidar exclusivamente do paciente nas cirurgias.