Mudanças da Nova Diretriz Européia de Avaliação Pré-operatória 2022

Por Dra. Patricia W. Gamermman

A sociedade europeia de cardiologia publicou em agosto deste ano a sua nova diretriz de cuidados perioperatórios. Separamos abaixo as principais novidades contidas no material:

– As gliflozinas, também chamadas de SGLT2 utilizadas no tratamento do diabetes mellitus, devem ter sua suspensão considerada por pelo menos 3 dias antes de cirurgias de moderado a alto risco.

– Testes de isquemia miocárdica (ex. cintilografia com dipiridamol ou ecocardiografia com dobutamina) estão indicados em pacientes que apresentam uma combinação de:alto risco cirúrgico + baixa capacidade funcional + 2 ou mais fatores de risco para doença cardiovascular. Os fatores de risco incluem: hipertensão, fumo, dislipidemia, diabetes, histórico familiar de doença cardiovascular. A capacidade funcional do paciente deve ser avaliada pelo Duke Activity Status Index (DASI) ou na habilidade de subir 2 lances de escada.

– No caso de pacientes com doença cardiovascular estabelecida ou com fatores de risco cardiovascular de que serão submetidos a cirurgia de risco moderado a alto indica-se dosar troponina no pré-operatório e em 24 e 48 horas após a cirurgia.

– Os medicamentos inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona devem ter a sua suspensão considerada no dia da cirurgia a fim de reduzir o risco de hipotensão perioperatória. Nos pacientes com insuficiência cardíaca devem ser mantidos!

– Após uma angioplastia eletiva, deve-se aguardar no mínimo 1 mês sob terapia dupla antiplaquetária para procedimentos tempo sensíveis (ex. câncer).

– O ticagrelor (Brilintaâ) deve ser suspenso de 3-5 dias antes de procedimentos invasivos de alto risco de sangramento.

– Em pacientes diabéticos com hemoglobina glicada acima de 8,5% deve-se considerar em adiar procedimentos eletivos para ajuste do controle glicêmico.

Fonte: 2022 ESC Guidelines on cardiovascular assessment and management of patients undergoing non-cardiac surgery

Clique aqui para acessar o artigo completo.