Medo da anestesia: como abordar o assunto com seus pacientes?

Você sabia que um estudo da Sociedade Americana de Anestesiologia revelou que cerca de 75% dos pacientes têm medo da anestesia? A mesma pesquisa ainda mostrou que 25% deles adiam uma cirurgia por medo de sofrer algum dado em decorrência do procedimento anestésico.

Esse temor acontece, principalmente, pela falta de informação. Em tempos mais remotos, era comum ouvir casos em que houvesse complicações durante a anestesia. Contudo, com o avanço da medicina e da descoberta do uso de fármacos e procedimentos seguros, esta já não mais a nossa realidade.

Por isso, cabe ao profissional da anestesiologia levar estes conhecimentos para seus pacientes, já que eles estão passando por momentos em que precisam de amparo e cuidados. A anestesia deve ser um alívio e não mais uma preocupação.

Conversando, a gente se entende

O primeiro passo para tranquilizar o indivíduo é ouvir todas as suas dúvidas, reclamações e receios. Assim, será possível direcionar a sua explicação acerca da segurança do processo anestésico de forma que sane os questionamentos e que haja um amplo entendimento sobre o assunto.

Além disso, lembre-se de evitar termos extremamente técnicos. Apesar de comum no meio médico, o paciente nem sempre entende todas as palavras que permeiam o campo da medicina e da anestesiologia.

Desconhecer a nomenclatura de algum procedimento ou fármaco pode gerar uma ansiedade ainda maior por ele estar adentrando um terreno diferente do seu habitual.

O tom da conversa também é importante para passar a segurança que ele precisa. Seja gentil, empático e recorde-se que o paciente certamente está passando por um momento complicado e de muita apreensão. Ali, a equipe médica é o porto seguro no qual ele precisa confiar.

Explique o que ocorre enquanto ele está inconsciente

Seja na anestesia geral ou local, o paciente não tem conhecimento sobre o que está acontecendo à sua volta ou com determinada parte do seu corpo. Conversar sobre o que vai ocorrer, como é feito o procedimento e quem estará com ele durante o processo vai despertar o entendimento que ele precisa para se manter tranquilo.

É importante deixar claro que você estará ao seu lado o tempo todo. Antigamente, era comum que os profissionais da anestesiologia aplicassem diversas anestesias ao mesmo tempo. No entanto, hoje os anestesiologistas ficam juntos ao paciente o tempo inteiro, garantindo total segurança e amparo.

Explique para ele que na sala cirúrgica, toda a equipe estará disponível e preparada para qualquer advento ou complicação. Ao longo do processo, são monitorados constantemente seus sinais vitais, como batimentos cardíacos, respiração, temperatura, pressão, etc.

Outro ponto a se destacar na conversa pré-anestésica é mostrar a ele que cada procedimento é feito de acordo com a necessidade de cada paciente. Existe um estudo por trás de todos os casos, no qual são checados históricos, alergias, complicações anteriores, se houver, doenças prévias e todos os dados necessários para que seja feita a correta administração da anestesia.

Seu paciente confia em você. Converse, tire as dúvidas, coloque todas as cartas na mesa e fale com clareza. A anestesiologia está evoluindo o tempo inteiro.

Hoje, as complicações são mínimas e quando ocorrem, estão ligadas às condições físicas do paciente ou à cirurgia em si. Ele precisa estar ciente da própria segurança.

Conte com a SARGS para manter-se atualizado sobre tudo o que acontece no mundo da anestesiologia. Torne-se um associado e tenha benefícios exclusivos.