Dicas para a gestão da sua clínica médica em 2021

O segmento da saúde também passa por uma transição do analógico para o digital. E quando falamos de consultórios médicos, a moda antiga de se fazer as coisas já está, aos poucos, se defasando. Afinal, a tecnologia oferece agilidade, economia de espaço, tempo e dinheiro, além de trazer um ar renovador para o ambiente, mostrando aos seus pacientes que você continua se atualizando.

Dessa forma, a gestão de 2021 do seu negócio deve acompanhar a tendência global. Optar por alternativas modernas de gerenciamento e atendimento é o que deve estar no seu horizonte.

Contudo, engana-se quem pensa que atualizar-se é somente passar a atender por aplicativos de troca de mensagens ou ter uma agenda digital. A gestão tecnológica do seu consultório vai muito além disso.

Por que eu devo me planejar?

Sem um plano bem elaborado e documentado, as chances de as coisas saírem do controle são inúmeras. Ao passo que você organiza sua profissão enquanto médico de forma elaborada e responsável, o seu empreendimento deve seguir a mesma linha. Dessa forma, os benefícios irão impactar o seu bolso, o seu cotidiano e o seu paciente de forma positiva.

Citando de forma objetiva os pontos positivos de uma boa gestão empresarial, encontraremos aspectos como a otimização de recursos, uma visão amplificada das suas metas, possibilidades de expansão, controle de gastos, melhor organização da agenda e mais tempo para preocupar-se com o seu público.

Em contrapartida, aqueles que optarem por negligenciar o planejamento estratégico do consultório médico encontrarão dificuldades como maior suscetibilidade a crises financeiras e administrativas, e menor capacidade de desenvolvimento do empreendimento.

Como faço para me planejar de forma eficaz?

Comece pelo comprometimento diário de ter tudo na ponta do lápis: tanto o controle financeiro quanto o administrativo e o de estoque precisam ser muito bem registrados em documentos de fácil acesso e em plataformas que vão mantê-los salvos para você. Uma boa pedida é optar por recursos de salvamento automático a nuvem.

Se você prefere manter-se nos programas mais básicos e sem custo, as planilhas online são ótimas ferramentas de controle. Agora, se deseja investir no planejamento, procure softwares de gestão para consultórios e utilize suas funcionalidades com assiduidade — não deixe para depois as anotações, retirada de produtos e marcação de consultas, afinal, você pode acabar esquecendo e prejudicando o seu plano inicial.

Para a organização financeira, será necessário entender mecanismos como fluxo de caixa e ter em mãos os dados atuais e antigos para a possibilidade de projeção acurada dos seus ganhos futuros. A partir de então, identifique os pontos fortes e os pontos fracos do seu orçamento para, dessa forma, avaliar a redução de custos possível e/ou necessária para garantir a saúde monetária do seu negócio.

O próximo passo está diretamente ligado ao anterior, pois diz respeito ao estoque. O corte de custos fica muito mais fácil quando você sabe o que costuma gastar durante o período entre o reabastecimento de materiais. Assim, projete e compre com mais consciência. Procure fornecedores com um melhor custo-benefício e tenha em mente suas reais necessidades com uma margem de erro extra para casos excepcionais.

Lembre-se de sempre usar a tecnologia a seu favor para este tópico. Compras online, se bem executadas por meio de mecanismos de busca e sites confiáveis, podem reduzir seus custos e economizar seu tempo. Além disso, a partir da projeção e da economia, fica muito mais simples traçar objetivos e novas metas.

Além disso, faça do conhecimento um investimento contínuo. Além das suas especializações, tenha em mente que seus colaboradores — ou futuros colaboradores — também precisam se adaptar às novas tecnologias e formas de comunicação. Assim, invista em treinamentos e em suporte para que estes possam acompanhar as mudanças.

E um dos passos finais diz respeito à captação de novos pacientes e consolidação no mercado. Para isso, leia o post do blog sobre as Estratégias de Marketing Digital para o seu consultório médico.