Josulbra e JASB 2019

Na 53ª JASB (Jornada de Anestesiologia do Sudeste Brasileiro), realizada no dia 22 de Junho de 2019, o Dr. Rogean Nunes, atual vice-presidente, e candidato a presidente da SBA, apresentou a composição da nova chapa candidata a diretoria. Os doutores Erick Curi, Ana Cristina Pinho e Heber Pena estão deixando seus cargos.

Vice-Presidente – Augusto Takaschima (SC)

Secretário Geral – Gualter Lisboa (PB)

Diretor Financeiro –  Vicente Fonseca (RS)

Diretor Depto. Administrativo – Neuber Martins Fonseca (MG)

Diretor Depto. Científico- Maria Angela Tardelli (SP)

Vice-diretor Depto. Cientifico – Marcos Antonio de Albuquerque (SE)

Diretor Depto. Defesa Profissional –  Diego (RJ)

Nessa reunião, foram discutidos diversos tópicos, como:

A criação de um núcleo de eventos da SBA: ainda não há consenso sobre o funcionamento desde órgão, mas é necessário a necessidade de profissionais experientes na área com profissionalização do CBA, uma demanda direcionada pelas regionais, mas ainda não foi informado como realizá-la.

A customização do aplicativo da SBA para as regionais: o custo ainda depende do número de regionais interessadas, variando entre 5 à 10 mil reais. Assim, a regional que adquirir o APP poderá inserir informações específicas para seus sócios, assim como informações sobre eventos e até video-aulas.

O custo de manutenção e isenção desse material será por conta da SBA.

O balanço financeiro com a realização das provas do MEs: um custo baixo, por isso, manteve-se a decisão de que as regionais continuarão sendo as responsáveis por qualquer custo eventual com o desenvolvimento das avaliações.

Divulgação do  1º simpósio de gestão voltado para anestesistas: será realizado em Agosto, na cidade de Salvador.

Apoio para concorrer aos cargos no CFM: o objetivo é aumentar a atuação política. Mas claro, deixando o associado livre para decidir, sendo não recomendada a manifestação oficial da sociedade.

Apresentação de candidatos para cargos na AR 2019.

Sugestões de iniciativas de regionais contra o BurnOut: com a alta incidência de burnout na residência médica e poucas medidas para prevenir e tratar essa classe, no Ceará são disponibilizados de forma gratuita nutricionistas e psicólogos para os cooperados.

Já no Espírito Santo existe atendimento gratuito, com psiquiatra, procurando cuidar da saúde mental de colegas envolvidos com drogas, o s atendimentos tem trazido resultados.

 

Reunião do Conselho Superior da SBA, realizada durante a 54ª Josulbra – Jornada Sulbrasileira de Anestesiologia, realizada em Curitiba/PR.

Na última JoSulbra que ocorreu no dia 25 de Maio de 2019, em Curitiba/PR, foram abordados assuntos como:

➡ O Dr. Gualter Lisboa Ramalho, Secretário Geral da SBA falou sobre o Simpósio de inovação e gestão em anestesia da SBA, que será realizado em Salvador/BA em 24 de Agosto de 2019. A intenção é realizar em Porto Alegre/RS um curso de gestão no próximo ano. Custeio em Curitiba (30% SBA, 30% Cooperativa e 30% associado).

Propostas para a logística e custeio da prova nacional dos MEs, estas ficam ao cargo da regional. Cada CET deverá enviar um fiscal para realização da prova. Sugerido que fique regulamentado que o fiscal da prova não pode ser integrante do próprio CET.

Propostas para prazos de apresentação e distribuição dos resultados financeiros do CBA. A proposta não foi votada. Os presidentes das regionais que organizaram os últimos CBAs farão uma análise e proporão um prazo viável, já que os atuais 120 dias não estão sendo cumpridos. Dr. Augusto Takaschima, Tesoureiro da SBA, levará uma proposta para apresentar na 53ª JASB, que será realizada em junho de 2019.

➡  Em julho ocorrerá o III SBA Day – Curso de Gestão e Liderança, em Nova Lima-MG, custeado pela SBA. 

➡  Núcleo de Eventos – Onde estamos? Diretoria da SBA está estreitando relações com regionais para amadurecer a ideia. Dr. Paulo Pereira, Presidente da SARGS, sugeriu criar núcleo de eventos do Sul. 

Proposta para a criação de um aplicativo reunindo todos os eventos oficiais da SBA. Será um App permanente que já está pronto e será lançado na 53ªJASB.

➡  Candidatura para o Congresso Mundial (WFSA) 2028 – Cidades candidatas: São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro.

➡  Projeto de Implementação da Resolução CFM 2.174 – André Carnevali, Presidente da Regional do Estado do Espirito Santo, conta a experiência da SAES com o questionário sobre a qualidade do hospital em que o anestesista atua, criando o selo de qualidade da regional.

➡  Reforma do Regimento do Conselho Superior – Aprovada a proposta da Dra. Maria Luiza da Silva, Presidente da SAEPE