Estratégias de Marketing Digital para o seu consultório médico

Todos os setores profissionais estão migrando para as mídias sociais. E na área da saúde não é diferente. Segundo dados do Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (CETIC), três em cada quatro brasileiros usam a internet. E adivinha só: o seu público-alvo marca presença nessas estatísticas. 

E como em todo o empreendimento, é preciso estar onde os seus pacientes estão. Por isso, uma boa presença nas redes sociais pode lhe garantir não somente uma agenda lotada, como também notoriedade no ramo, além de gerar autoridade e conscientizar a população sobre a importância de buscar um profissional médico. 

Para isso, é necessário traçar as estratégias precisas de acordo com as necessidades do seu consultório médico. Continue lendo e entenda a importância da segmentação e do investimento em um bom marketing digital. 

Tenha uma boa presença digital

A primeira dica é a respeito da sua presença nas redes sociais. É muito importante ter visibilidade nesses locais, mas de nada adianta se você não produz conteúdos relevantes para o público. Na internet, os seus pacientes ou futuros pacientes estão em busca de informação e entretenimento. Qualquer coisa fora desse eixo pode ser facilmente descartada.

Escolha conteúdos relevantes dentro da sua especialidade e dirija-se ao seu público em uma linguagem condizente com o perfil, por meio de imagens que ilustrem bem o seu propósito. Claro, é muito relevante que você anuncie os serviços, mas a frequência de postagem deste tipo de publicação deve estar balanceada com os demais conteúdos.

Outro ponto importante relacionado à presença virtual é a forma como você se comunica com a sua audiência. A gentileza e a agilidade são pontos-chave em qualquer comunicação, seja ela virtual ou pessoal. Afinal, ninguém gosta de ser mal atendido e muito menos de esperar horas e horas por uma resposta, certo?

Trace o perfil e escolha boas ferramentas

Para saber exatamente onde marcar presença, deve-se primeiro traçar o perfil do seu público. As redes sociais são boas ferramentas e possuem uma segmentação específica, que permite um fácil rastreamento daqueles que você deseja atingir.

Segundo o estudo Digital 2019, da We Are Social, o Facebook e o Instagram estão no top 5 das redes mais utilizadas no Brasil. Investir em uma boa presença nelas, criando conteúdos relevantes sobre a sua especialidade e gerenciando um bom relacionamento com os seus pacientes e futuros pacientes, é essencial para um bom posicionamento de marketing.

Tenha um site 

Quando você conhece um novo negócio, independente da segmentação, e encontra um site bem montado, com todas as informações organizadas e facilidade no contato, fica muito mais fácil de acreditar que aquele seja o empreendimento ideal para sanar a sua necessidade, não é?

Com um consultório médico, funciona da mesma forma. Uma plataforma digital bem montada, com todos os dados sobre os seus serviços, bem como sobre o local de atendimento, tem a capacidade de trazer mais pessoas para a sua agenda. Os atributos de um site bem feito atraem os pacientes e passam a confiança que eles precisam para escolher o seu empreendimento. 

Calcule o quanto é possível investir

Essa parte envolve um pouco mais de matemática. Mas primeiro, é necessário entender a importância de investir no marketing digital. A internet dispõe de ferramentas muito úteis quando o assunto é a propaganda do seu negócio. Antigamente, todos aqueles que quisessem expandir o empreendimento para novas pessoas, contratavam serviços de confecção e entrega de panfletos nas ruas, cartazes, etc.

Com as redes sociais, tudo ficou muito mais simples e eficiente. Com o mesmo dinheiro, você alcança mais pessoas, pois é capaz de segmentar e atingir somente o seu público-alvo e ainda deixa de poluir o meio ambiente com folhetos que nem sempre são descartados da maneira correta. Portanto, vale a pena investir nessa opção, certo?

Agora, para calcular o quanto deve-se atribuir ao marketing, é necessário determinar os seus gastos com as demais despesas, se baseando no lucro do consultório. Esse valor depende de como estão as coisas no seu empreendimento.

Por exemplo, se você tem grandes buracos na agenda e quer preenchê-los, o investimento tem maior importância e por isso, será maior. O mesmo vale para casos em que a concorrência é muito forte. Em contrapartida, se você já tem um bom posicionamento no mercado e quer utilizar as redes sociais para embasar o seu reconhecimento, o investimento deve ser somente o suficiente para ter a presença ideal entre o seu público já construído. 

Tanto o Google, quanto o Instagram e o Facebook possuem ferramentas de anúncios acessíveis e simplificadas. Contudo, uma ajuda profissional é sempre bem-vinda. Procure agências ou especialistas para lhe auxiliar. Peça um orçamento e converse sobre suas necessidades com eles. Com certeza, eles saberão quais são as suas necessidades e o quanto é possível e necessário investir no marketing para o seu consultório médico. 

Já que agora você  entende a importância da presença digital, está na hora de colocar a mão na massa. Trace suas estratégias, calcule o quanto você tem disponível para investir, saiba quem é o seu público-alvo e quais são as necessidades do seu negócio.

E claro, conte com a SARGS para continuar inovando.