Desafio global da Organização Mundial da Saúde: medicação sem danos

Quando o tema é saúde, cada detalhe é importante. Ainda mais se o assunto for a respeito da segurança do paciente. Pensando justamente no bem-estar dele, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu, em 2017, como terceiro desafio global da saúde o tema Medicação sem Danos, com o objetivo de reduzir em 50% os prejuízos associados a medicamentos em todos os países nos próximos cinco anos. 

Para a meta ser possível, o foco dos profissionais de saúde e dos pacientes é essencial. Todos os erros de medicação são evitáveis. Mundialmente, um dos principais fatores que prejudicam o quadro clínico dos pacientes é a prática de medicamentos inseguros e erros no momento da prescrição médica.

Quando a medicação é administrada de forma equivocada, os riscos e consequências pela falta de atenção prejudicam de diversas maneiras, podendo gerar fadiga, deficiência e, em casos extremos, até mesmo em morte.

Na perspectiva financeira do tema, estima-se que os custos por esses erros de medição são cerca de US$ 42 bilhões por ano, pois eles podem ocorrer em diferentes estágios do processo de uso de medicação.

Esse é o terceiro desafio global da OMS para a segurança dos pacientes. Os anteriores foram sobre a conscientização da higiene das mãos (2005) e cirurgias seguras salvam vidas (2008).