5 dicas importantes para diminuir o estresse no trabalho médico

A correria do dia a dia de quem trabalha com saúde já é conhecida. No entanto, em tempos de pandemia, o caos nos hospitais aumenta, sobrecarregando os médicos. Assim, é importante o profissional ter hábitos e práticas que aliviam o estresse da rotina de atendimentos aos pacientes.

Nesse cenário, é possível adotar e seguir diversas maneiras de relaxar no serviço e executar os procedimentos de forma mais tranquila e leve. Pensando nisso, selecionamos 5 dicas para você diminuir o estresse/ansiedade no ambiente de trabalho.

Confira!

1. Lembre da respiração

Mas como eu vou esquecer de respirar? Calma, não é bem isso. Estar atento à respiração é essencial para notar seu nível de irritabilidade e nervosismo. Afinal, quanto mais estressados estamos, mais ficamos ofegantes. Dessa forma, ao identificar que está com seu estado alterado, pare um instante e respire fundo. Essa prática ajuda a enviar para o cérebro a informação de que você está calmo, fazendo a leveza se espalhar pelo seu corpo de acordo com o tempo que você parar para respirar.

Assim, respire pelo nariz e solte pela boca, prestando atenção no movimento do diafragma, que permite uma melhor oxigenação do corpo. Alongue as respirações o máximo que conseguir, de forma que o relaxamento se torne mais intenso.

2. Se alimente bem

Como diz o ditado, você é o que você come. Nessa perspectiva, apostar em uma alimentação saudável é ponto chave para controlar de maneira eficaz o estresse durante o serviço. Uma dieta rica em elementos como vitamina B, triptofano e ômega-3 é potencializadora para a diminuição da ansiedade e distúrbios psicológicos. Dessa forma, cereais, banana, aveia, ovos, peixes e abacate são bem vindos.

Mas eu não tenho tempo o suficiente para cozinhar todos os dias! Tudo bem! Para isso, use um tempo livre que tiver durante a semana para preparar porções para comer quando estiver no trabalho. Além de melhorar a sua alimentação, essa prática vai te ajudar a economizar dinheiro e ter mais intimidade com a cozinha.

Bora tentar?

3. Atente-se à comunicação

Você já viu algum casal dar certo com problemas na comunicação? Eu duvido. Não importa qual tipo de relacionamento seja, se não tiver uma conversa saudável, surgirão problemas. Assim, no trabalho não é diferente. Entender de forma clara as demandas dos seus superiores e passar isso para seus subordinados é primordial para um ambiente de trabalho confortável.

Ao ter um diálogo fraco, é fácil a equipe ficar desmotivada, podendo levar a um trabalho com menor qualidade e desentendimentos entre os colegas. Dessa forma, é interessante avaliar como interagir com cada pessoa, de forma que cada um tem o seu jeito e forma de receber as informações. 

4. Não subestime o sono

Ter uma rotina de sono é um assunto delicado para os médicos. Afinal, os horários de plantões e atendimentos são constantemente modificados. No entanto, é necessário prestar atenção em não desregular muito o relógio biológico, de forma que prejudica a rotina e desencadeia mais momentos de cansaço. 

A privação de uma noite ou dia bem dormido, dependendo seu horário, prejudica o funcionamento saudável dos neurônios em produzir a sensação de bem estar. Assim, é normal o estresse e a ansiedade tomarem conta dos pensamentos e emoções. Logo, dedicar seu tempo necessário de descanso para ficar bem é essencial para o melhor desenvolvimento do seu trabalho.

5. Tenha momentos de descanso

A gente sabe que a rotina médica não para. Afinal, são vidas que estão em jogo. Porém, você precisa cuidar da sua saúde também, e o excesso de serviço é prejudicial. Nesse panorama, ter períodos de descanso no hospital, mesmo que curtos, é uma prática favorável ao seu bem estar, evitando picos de estresse.

Além disso, é importante passar essa cultura para o time médico também. A descontração pode ser uma forte aliada ao melhor desempenho dos profissionais. Um bom exemplo para isso, é adotar a última sexta-feira do mês para comemorar os aniversariantes mensais. Isso, além de tirar a tensão que paira sobre a equipe, colabora para as pessoas se sentirem valorizadas e queridas no ambiente de trabalho.

Práticas simples são capazes de, com o tempo, provocar enormes mudanças no local de serviço. Tornar dessas ações um hábito melhora a qualidade de vida dos médicos e de todo o restante da equipe, de forma que o efeito é mútuo. Dessa forma, o controle do seu estresse pode ser o primeiro passo para cultivar bons relacionamentos e tornar seu trabalho mais prazeroso.

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